A opinião da equipa i-Run
Esta obra leva-o ao encontro das 15 pessoas que completaram a improvável corrida da Barkley no Tennessee, através das fotografias únicas de Alexis Berg e da escrita de Aurélien Delfosse.
Resumo:
A Barkley é uma corrida única, estranha e fascinante.
Cinco voltas para serem percorridas em menos de 60 horas no parque natural de Frozen Head, no Tennessee. Mais de 200 quilómetros, inclinações inacreditáveis, noites em branco e livros escondidos na floresta... Criada em 1986 na mais completa obscuridade, permanecendo desconhecida por muito tempo, a Barkley tornou-se um mito do ultra-trail.
Nos últimos anos, muitos reportagens e documentários (Netflix, Canal +, France 2, L'Équipe, etc.) deram a conhecer a Barkley ao grande público, tornando-a uma das corridas mais observadas do mundo. Os meios de comunicação descrevem um desafio impossível, uma corrida infernal concluída apenas por 15 pessoas desde a sua criação, ou seja, cerca de 1% dos participantes.
Para além dos números, há então 15 rostos, 15 nomes sobre os quais pouco ou nada se sabe. Quem são estes homens - e estas mulheres? - capazes de superar as armadilhas da Barkley e desvendar os seus segredos? O que entenderam ou o que têm de diferente dos outros?
Quisemos encontrar todos eles. Com o intuito de esclarecer os mistérios e revelar as suas histórias neste grande livro de fotografias, relatos e entrevistas.
Os finalistas contam a Barkley. Eles desenham, um após outro, o retrato amplo e profundo de uma prova incomparável. As suas palavras também traçam o nascimento do ultra-trail, fragmentos da história americana, a cultura das grandes trilhas de caminhada e a tradição dos FKT.
Num alpendre na Virgínia, numa cadeira de Oregon, diante das montanhas do Colorado ou sob o sol da Califórnia, os finalistas contam 15 destinos americanos. São carpinteiros, glaciólogos, paramédicos ou engenheiros. Pessoas comuns que escondem homens extraordinários.
Apresentação dos autores:
Alexis Berg é fotógrafo independente, conhecido sobretudo pelo seu trabalho a longo prazo sobre o ultra-trail, iniciado com o livro Grand Trail (2015, Ed. La Plage). Para o L'Équipe, Runner's World ou National Geographic, Alexis visitou uma dezena de vezes os Estados Unidos para documentar o ultra-running e as grandes corridas americanas: Western States, Hardrock, Badwater... e claro, a Barkley (em 2017, 2018 e 2019).
Aurélien Delfosse é jornalista no L'Équipe desde 2013. Nascido na região de Lille, cresceu entre o norte da França e os Altos-Alpes, onde a sua família está instalada. Especializado em relatos multimédia e formatos longos, é também autor de documentários. Realizou "Un Printemps Suspendu" em 2019 e "La Barkley Sans Pitié" em 2017, com Alexis Berg. O universo da montanha está no centro do seu trabalho, que aborda tanto o esqui, o alpinismo, a escalada ou o trail.
Pontos chave do livro das edições Mons "Les Finisseurs - La Berkley racontée"
- Relatos e testemunhos dos 15 finalistas da Berkley
- Belo livro ilustrado pelas fotografias de Alex Berg
- Anedotas sobre a história do trail e do ultra
- História de uma corrida mítica dos Estados Unidos
- Segue o documentário produzido pelo L'Équipe "La Barkley sans pitié"
- 320 páginas
- Dimensões: 22 x 28 cm
- Autores: Alexis Berg e Aurélien Delfosse
- Edições Mons